Está Negativado? Possui Cheques e precisa antecipar o pagamento?

Você tem cheques pré-datados de seus clientes e quer antecipar/descontar antes da data prevista? Muita gente e empresas passam por momentos assim. Existem empresas e pessoas que fazem a antecipação dos cheques em questão. As empresas costumam pegar esses cheques pré-datados com um juros de no mínimo, 4%. Somada à taxa de prestação de serviço, a taxa gira em torno de 5%. Funciona assim: você recebe um cheque de R$ 1000,00, pré-datado para ser depositado só daqui a um mês; para não ter que esperar 30 dias para receber aquele valor, você repassa o cheque para uma empresa de factoring, que paga em torno de R$ 950,00 pelo cheque, assumindo os riscos por aquele pagamento, mas também se comprometendo a não depositá-lo antes da data combinada.

Com um Agiota pode ser trocado também esse cheque por uma taxa de juros que vai de 10 a 40%. (SIM, desconto EXORBITANTE). Muitas vezes a pessoa recorre a um agiota para se livrar da burocracia e exigências mínimas que uma empresa de factoring requer.

Mas será que vale a pena trocar / antecipar um cheque ?

Essa é uma resposta que só você poderá saber, um recorrente antecipação de cheques podem levar sua você e sua empresa ao vermelho, pois a depender seu lucro líquido será devidamente comprometido, te fazendo ficar no prejuízo. Não é isso que queres né? Por tanto tenha o máximo de cuidado.

É legal antecipar cheques com empresas de factoring?

Sim, com empresas cobertas pelo banco central é, entretanto com agiotas é crime, com pena de detenção prevista em lei para o emprestador, sendo ilegal emprestardinheiro sem autorização do Banco Central. Além disso, também é crime devido à pratica de juros abusivos e a prática de extorsão, onde o agiota constrange e ameaça a pessoa que deve dinheiro para ele.

Mesmo sendo ilegal, a prática continua acontecendo devido alguns comerciantesconsideram mais vantajoso trabalhar com cheques pré-datados e repassá-los para essas empresas do que trabalhar com cartão de crédito. Por causa das taxas das operadoras de cartão, que costumam cobrar mais de 6%, o cheque pré-datado ainda continua sendo muito utilizado, sobretudo nas pequenas cidades.

Ainda assim antecipar cheque com agiota vale a pena?

Apesar de ser uma pratica ilegal perante a lei, a depender de sua necessidade e quão confiável seria o cheque, pode ser que seja uma boa última alternativa. Mas tenha cuidado, você só deve trocar cheque com agiota se realmente não tiver jeito, pois você pode se complicar caso o cheque do seu cliente retorne, além de levar prejuízo com altas taxas de juros.

b